quarta-feira, 8 de maio de 2013

Medicina natural - A saúde está na natureza


Arnica


Alho



acunputura


conexão natural



http://www.semstress.com

Propriedades medicinais da mostarda


Desde os tempos mais remotos que se associa a mostarda a remédio medicinal para tratamento de problemas respiratórios.
Como é rica em vitamina A mantém a saúde da pele e das mucosas. É rica também em vitamina B, responsável pela parte energética e sais minerais, importantes constituintes dos tecidos humanos.
O seu uso é relevante para quem pretende perder ou controlar peso, visto ter reduzida quantidade de calorias
.


Remédio caseiro para bronquite


mostardaA bronquite inicia quase sempre com tosse seca, mas por norma, ao fim de 2 ou 3 dias a expectoração começa por aparecer.
Existe um remédio caseiro muito eficiente para tratar a bronquite, usado há muitos anos, antes mesmo da existência dos antibióticos. Baseia-se este tratamento em compressas de mostarda e para a preparar, esmague 1 mão cheia de sementes de mostarda num almofariz. Adicione 4 colheres de água tépida e deixe repousar 1 hora até libertar um aroma intenso a óleo de mostarda. Embeba uma toalha no líquido, coloque-a sobre o peito e tape com um cachecol de lã, ou qualquer peça idêntica. Retire passados 20 minutos e agasalhe-se.

Remédio caseiro para muco(ranho,coriza)


salvia-chaO catarro é um muco expelido pelas membranas mucosas e muitas vezes consequência de uma infeção. Para ajudar a eliminar o catarro, pode fazer um remédio caseiro fácil de preparar, mas com resultados surpreendentes.
Para preparar este remédio caseiro faça um chá de sálvia, usando 2 colheres de sopa por cada xícara de água acabada de ferver. Beba 3 chávenas de chá por dia. Deve ainda inalar o vapor do chá acabado de ferver, pois consegue desobstrír as vias nasais. O chá de sálvia é um excelente expectorante natural muito fácil de tomar.



Remédio caseiro para prevenir rugas


pele-hidratadaPara prevenir as rugas é importante agir quanto antes. Pode fazer um remédio caseiro, fácil de preparar, mas com resultados surpreendentes. Este tratamento é também benéfico para tratar acne e pontos negros.
Ferva 1 xícara de água e junte 1 colher de sopa de tília. Com a ajuda de um pedaço de algodão, molhe na infusão de tília depois de morna e passe no rosto 2 vezes ao dia (de manhã e à noite). Por fim lave o rosto com água mineral, limpe com uma toalha macia e aplique um bom creme hidratante. Ao fim de 1 semana a sua pele rejuvenesce e o aspeto torna-se jovial.


Alimentação e acne


Quando existe tendência a ter acne, convém ter alguns cuidados ao nível da pele, mas também ao nível da alimentação, pois é muito importante. Por isso, deve eliminar da sua dieta, hidratos de carbono refinados como o açúcar, leite, lacticínios, margarinas, fritos, comidas feitas à base de óleo e vegetais hidrogenizados sinteticamente. Evitar o chocolate de leite e branco, opte antes pelo preto (com 70% de cacau).
Deve aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, ricos em vitamina A, cereais integrais, leguminosas e vegetais como a cenoura, que é rica  em betacaroteno, mas também tudo o que sejam legumes verde escuro, como a salsa, espinafres, bróculos, agrião, abóbora, fruta como mamão, caqui e a manga.

Emagrecer com a courgette


A courgette ajuda a perder peso numa dieta nutricional, pelo seu baixo poder calórico, mas é  claro que também varia da forma como é confeccionada. Quando esta é preparada frita, as calorias duplicam, porque o azeite é facilmente absorvido.
Destaco a devida informação nutricional acerca da aboborinha ou courgette por cada 100 gramas:
- 17 mg de vitamina C
- 20 mg de magnésio
- 17 Kal
- 22 mg de cálcio
- 248 mg de potássio
- 3 mg de sódio
- 2 g de hidratos de carbono
- 33 mg de fósforo
- 1 g de fibra
- 94 ml de água
- 0,3 g de gordura
Assim sendo, existem muitas razões para o consumo da courgette.

Benefícios da beterraba


A beterraba é um tubérculo muito benéfico para a saúde, pois as suas virtudes são muitas e variadas. De alto valor nutritivo é muito utilizada em dietas de emagrecimento, pelo seu baixo valor calórico, realçando que 100 gramas de beterraba correspondem a 40 calorias. É rica também em vitaminas, hidratos de carbono e sais minerais.
O seu poder medicinal é também muito conhecido no tratamento de anemias.
A beterraba é um delicioso acompanhante para pratos quentes ou frios. A sua cor intensa é convidativa e de sabor agradável.


Remédio caseiro para anemia


sumoA anemia é uma baixa de hemoglobina no sangue, causada muitas vezes por deficiências nutricionais. É importante que desde muito cedo haja uma educação alimentar, com alimentos ricos em ferro para evitar este problema de saúde. Pode fazer um remédio caseiro, muito eficaz para tratar a anemia de forma natural, usando 1 laranja espremida e juntar também uma cenoura média bem triturada no liquidificador e uma beterraba pequena. Mexer bem estes 3 ingredientes e beber diariamente ao pequeno almoço. Fazer o tratamento durante pelo menos 15 dias. É importante mencionar que este tratamento não evita a consulta médica a fim de determinar a causa da anemia.

Benefícios do nabo


Este vegetal, raíz da nabiça é rico em nutrientes e apresenta baixo valor calórico. Uma chávena de nabo cozido representa cerca de 30 calorias. É uma excelente fonte de fibras e ideal para ajudar no tratamento da asma, bronquite e tosse.É ainda rico em antioxidantes, vitaminas C e E e betacaroteno. Funciona como fonte de cálcio e o alto teor de fibra dietética e ajuda a evitar o aparecimento de cancro colonrectal. É ainda muito importante o seu uso na dieta de emagrecimento.




Benefícios do abacaxi


O abacaxi é um fruto oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente da terra, essencialmente em climas tropicais.
A sua polpa é muito rica em fibras e água.
É um fruto muito utilizado em dietas de emagrecimento, porque ajuda quando há retenção de líquidos no organismo. O abacaxi funciona nestes casos da mesma forma que o chá de barbas de milho.
Na sua composição aparece uma enzima chamada bromelina que ajudar no processo da digestão. Como é rico em fibras, ajuda ainda a regular o intestino e ao mesmo tempo controla o peso.



Benefícios da nêspera


Os efeitos benéficos deste fruto são vários. Funciona como diurético e ajuda no tratamento de doenças intestinais inflamatórias. É rico em vitamina C e sais minerais, cálcio, fósforo, betacaroteno e vitamina A.
Na sua composição aparece o tanino e a pectina, responsáveis pela acção tonificadora da mucosa intestinal. Contém ainda ácidos cítricos, tartárico, málico e ácido bórico.
Como este fruto tem poucas calorias, está indicado para qualquer dieta de emagrecimento. Tem propriedades adstrigentes, melhora o sistema circulatório, ajuda a reduzir o mau colesterol, diminui a obstipação pelo alto teor de fibras e protege as mucosas do estômago e intestino.

Benefícios do maracujá


O maracujá é um fruto oriundo da América Tropical, com propriedades muito relevantes.
É uma fonte de vitamina A, B e C.
É rico em sais minerais, como cálcio, sódio, ferro e potássio. Funciona também como calmante no organismo e é bastante energético.
Além destas propriedades ao nível do consumo do fruto, existe outra que está na casca e que por desconhecimento deitamos fora.
É na casca que se encontra a pectina, nada mais do que fibra solúvel , que interfere na absorção dos carboidratos e também das gorduras, sendo por isso utilizado em dietas de emagrecimento



Propriedades benéficas da goiaba


São bastantes os benefícios deste fruto oriundo do sul do México e América central.
A goiaba é cultivada com abundância na China, na América do Sul, Índia e também no Brasil. Aliás neste momento o Brasil é o maior produtor de goiaba vermelha.
Em Portugal, na Ilha da Madeira, é muito frequente encontrar com regularidade a goiaba.
A sua planta pode atingir até 7m de altura e os efeitos benéficos do seu fruto são vários. É rica em cálcio, fósforo, potássio e uma excelente fonte de peticina, uma fibra dietética com grandes quantidades de fotoquímicos.

Benefícios da groselha


A groselha é um fruto vermelho usado no fabrico de bebidas, xaropes e doces. Além deste existe ainda outro tipo de groselha, a preta.
Tem efeitos benéficos para a saúde e é considerado um dos frutos mais nutritivos. Tem mais vitamina C do que as laranjas e é rico também em potássio. Contém ainda quantidades moderadas de caroteno. A groselha preta tem na sua composição antocianinas, que são compostos muito potentes e antioxidantes. As antocianinas têm o poder de reduzir a inflamação e os efeitos da artrite no corpo.

Curar o ácido úrico com groselha preta (cassis)


Para curar o ácido úrico, de forma natural com groselha preta ( cassis ), faça o seguinte:
-  Compre ou arranque folhas da groselheira preta ( cassis), deixe-as a secar e depois coloque-as num caixa hermética. Entretanto, leve ao lume uma panela com 1 litro de água a ferver. Deixe levantar fervura e retire do lume. Deite de seguida 4 colheres de chá de folhas de cassis a mergulhar na água durante 10 minutos. Coe e beba 2 a 3 taças por dia de chá e continue a tomar durante as crises.



Aliviar a retenção de líquidos


Quando uma pessoa tem retenção de líquidos, pode tomar alguns produtos que se vendem em farmácias e não só, mas também pode em vez de estar a tomar produtos químicos aliviar esse problema de forma natural. Para isso faça o seguinte:
- Coloque um litro de água a ferver e depois retire do lume e deite dentro da água 2 mãos cheias de barba de milho. Deixe estar em infusão durante dez a quinze minutos e coe de seguida. Beba essa mistura durante o dia.




Aliviar a retenção de líquidos com chá


Existem alguns produtos que ajudam a aliviar a retenção de líquidos à venda nas farmácias, mas pode também resolver essa situação de forma natural, bastando para isso fazer o seguinte chá:
- Se não tiver em casa, compre folhas secas de dente de leão e leve  500 ml de água a ferver. Depois, retire do lume, adicione 2 colheres de chá de dente de leão e deixe macerar durante15 minutos. Coe e beba durante o dia.
Dessa forma vai evitar a toma de químicos, muitas vezes prejudiciais. O chá de barbas de milho é também muito usdo para esse fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário