sábado, 3 de março de 2012

SALMO 121 (comentado)

SALMO 121 (comentado)

Comentário Nerivaldo 
“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?”
(v.1) 
 
Vivemos um tempo marcado pelas tensões, angústia, incerteza, insegurança, medo…Terror, drogas, fome, violência, desastres, estão a nos ameaçar a cada instante. Quem nos ajudará? Onde buscar socorro? Em quem confiar? Falham os homens, falham as instituições, falham os sistemas. Sentimo-nos desprotegidos.

“O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”(v.2) 
 
As instituições, os sistemas e os homens são passíveis de falhas, mas Deus nunca falha. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, nosso auxílio sempre presente na adversidade. Dizem que Deus tarda, mas não falha. Deus nunca tarda ou se atrasa; Ele sempre age na hora certa, no seu tempo. O problema é que há pessoas que só se lembram de Deus nos momentos de aflição. Nosso relacionamento com Deus deve ser contínuo, e não ocasional, nos momentos de dor. E nesse relacionamento nossa obediência a Ele é fundamental.

“Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta”. (v.3,4).
 
Jesus, em oração ao Pai, pediu que nos guardasse do mal. Quando pomos nossa confiança e segurança em Deus, podemos estar certos de que somos guardados continuamente, onde quer que estejamos e em qualquer circunstância. Mas é preciso que estejamos caminhando de conformidade com seus ensinamentos, porque o caminho de Deus é perfeito(Sl 18.30), enquanto que para o homem há caminho que parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte (Pv 14.12).
 

“O Senhor é o seu protetor, como sombra que o protege, ele está à sua direita”.
(v.5)

 
Descansar à sombra de Deus, que refrigério e paz para nossa alma! Por isso sua Palavra diz: “O que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte. Deus meu, em quem confio”. (Sl 91.1-2). Com o Senhor à nossa direita, quem ou o quê temeremos? Nada nos separará do seu amor.

“De dia o sol não te ferirá, nem a lua, de noite”.
(v.6) 
 
Esta expressão, com linguagem poética, faz referência à proteção divina, que alcança todos os extremos – da luz às trevas, do sol à lua e tudo mais que existe entre eles. O salmista expressou a convicção de que Deus pode proteger até mesmo nas horas mais perigosas. Ele sempre está alerta. “Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” (Sl 127.1-b).
 

“O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida”.
(v.7) 

 
A proteção que Deus nos dá é ampla, geral, não há cláusulas excludentes, nem período de carência. A partir do momento em que entregamos nossa vida em suas mãos, podemos ter a certeza de os seus anjos estão sempre ao nosso lado, livrando-nos do mal, pois sua promessa é: “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que O temem, e os livra” (Sl 34.7). Com esses agentes de segurança podemos estar tranqüilos.

“O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”.
(v.8) 
 
Uma das grandes preocupações nos violentos dias em que vivemos, é nossa saída e chegada em casa, no colégio, no trabalho, etc., tudo por causa dos seqüestros e assaltos. Mas, aquele que tem Deus como sua proteção, pode confiar em que “mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá” (Sl 91.7). A segurança que o Senhor nos dá é eterna; não há prazo de validade nem renovação de contrato.
 

Não se deixe abater diante da insegurança a que estamos expostos em nosso dia-a-dia; confie em Deus, entregue seus caminhos a Ele. Você pode tomar suas precauções, o que é natural, porque a cautela e a prudência nos são necessárias; é a parte que nos cabe. Mas coloquemos nossa confiança acima de tudo em Deus, porque se Ele não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. E “se Deus é por nós, quem será contra nós?”








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário